Golfinhos e Baleias

Nas viagens de barco é comum encontrar grupos de Golfinhos e até Baleias.

GOLFINHOS: Perto da costa encontramos o Sotalia, pois ele gosta de ficar em águas salobras. Mais para fora encontramos o Tursiops truncatus (Nariz de Garrafa - Fliper), o Stenella frontalis (Pintado do Atlântico), o Delphinus delphis e o Delphinus capensis (Golfinhos Comuns).
Já foram avistados alguns outros como o Globicephala (Piloto) e até a Orcinus orca (Orca).

BALEIAS: Também temos o prazer e emoção de encontrar baleias nas viagens. A mais comum de ser vista é a Balaenoptera brydei (Bryde), mas já foram vistas a Baleonoptera acutorostrata (Minke), a Megaptera novaeangliae (Jubarte do Sul) e a Eubalaena australis (Franca austral).

CACHALOTE

- Saiba mais sobre a Baleia CACHALOTE (Physeter macrocephalus), símbolo da empresa:
- De cor cinzento escuro, raramente albino, é um exímio mergulhador. Os grandes machos vão a mais de 1.100 metros de profundidade, ficando por uma hora na imersão, onde vão buscar seu prato predileto (são teutróficos) a lula gigante do gênero Architeuthis com a qual travam titânicas batalhas nas profundezas abissais. Sua alimentação também é composta, além de lula, de polvo e peixes.
- Ficou conhecido na literatura devida a obra de Herman Melville (1819 - 1891): MOBY DICK.
- É o maior cetáceo com dentes, sendo a única baleia (verdadeira) que os possui. São de 18 a 28 dentes de cada lado da mandíbula (maxilar inferior), com cerca de 20 cm cada. A mandíbula é estreita e pequena, ficando no ventre. Sua pele é enrugada, principalmente na parte posterior. Possui o maior cérebro de todos os animais, sendo também a mais forte das baleias. Sua cabeça, que ocupa um terço do corpo, é quadrada. O cachalote quando é atacado ou tem um de seu grupo ameaçado, grupo este de 30 a 40 indivíduos, usa a enorme cabeça em conjunto com sua cauda de 5 ou 6 metros de largura para esmagar o agressor, apesar de ser muito pacífico quando não incomodado.
- A gestação dura aproximadamente 11 meses, nascendo apenas um filhote. Quando nascem medem de 3,5 a 4 metros e pesam uma tonelada. Quando adultos, o macho atinge 18 metros com 45 toneladas e a fêmea 14 metros e 20 toneladas. Vivem cerca de 50 anos.
- Nadam em velocidades de 2,5 a 4 nós podendo atingir até 25 nós em caso de necessidade. Seu esguicho sai a 45 graus, para a frente, só pela narina esquerda atingindo 2 a 5 metros.
- Por causa de seus caros produtos, como o espermacete e o âmbar-gris, o Cachalote tem uma das mais antigas e contínuas histórias de exploração entre os cetáceos. As redes de deriva de alto mar são outro problema para o cachalote, que acidentalmente se emaranham nestas redes.