Queimada Grande

Esse é mais um dos bons pontos de mergulho no sul do litoral paulista. Fica a 37 milhas de Santos, na direção de Itanhaem. A viagem, partindo de Santos, leva aproximadamente 2 horas e meia. Com 430 km2, a "Ilha das Cobras" , como é conhecida, é o único lar de uma das serpentes mais venenosas do mundo, a Jararaca Ilhoa (Bothrops insulares), por isso, só é permitido o desembarque na ilha para aqueles que possuem autorização do Instituto Butantã, do Ibama e da Marinha. Mas não temam, ao contrario do que muitos pensam, a serpente, que possui veneno de 12 a 20 vezes mais forte que sua prima terrestre, não é aquática, portanto não atrapalha em nada nosso objetivo, que é em baixo d'água. A ilha é totalmente selvagem, abrigando apenas pássaros, cobras e insetos.

Mas vamos ao que interessa, Queimada (carinhosamente chamada) possui vários pontos de mergulho, sendo o mais conhecido o Naufrágio Tocantins; um navio cargueiro a vapor com 115,5 metros de comprimento, 15,2 metros de boca, 6,2 metros de calado e deslocamento de 3837 toneladas, que foi concluido em 1908, pela Companhia Ras S.S. Co.Ltda. de Londres, e vendido em 1910 para o Loyd Brasileiro, tendo seu nome trocado de Ras Dara para Tocantins.

Ele teve pouco tempo de vida pois afundou em 30 de agosto de 1933 enquanto transportava um carregamento de madeira entre São Francisco (SC) e Santos (SP), batendo na ilha devido a intenso nevoeiro. Felizmente todos os seus 40 tripulantes se salvaram.
Já dinamitado algumas vezes para não atrapalhar a navegação, o Tocantins já esta bem desfeito, o que não diminui em nada sua beleza ou seus mistérios. Sua profundidade vai de 8 à 22m aproximadamente. Eu aconselho uma ou mais visitas, muito legal!
Os destroços ficam em uma posição perpendicular a ilha.

A Região é um belo exemplo de biodiversidade marinha, no local encontramos muitos corais, cavalos marinhos, tartarugas, garoupas, raias e muitas outras espécies que só vendo para crer. A água é clara e a visibilidade alcança 20 metros. Apesar de ter menos concentração de vida, se comparada a Laje de Santos, propicia um excelente mergulho.

Com ótimos pontos de mergulho, Queimada Grande só irá acrescentar boas recordações para seu Log-book.

Conheça mais alguns pontos de mergulho:
- Naufrágio Rio Negro - 1879 - Vapor - Profundidade: 8m - 27m
- Bananal - Profundidade: 8m - 18m
- Saco do Funil - Profundidade: 6m - 15m
- Parcel de Fora: para Caça-sub - Profundidade: 3m - 30m